A suspensão é pouco, queremos a revogação!
Via Google Imagens

A suspensão é pouco, queremos a revogação!

A movimentação do governo Lula de suspender o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio e suas técnicas para desmobilizar os atos pela revogação.

Davi Farinelli e Luiz Philipe 7 abr 2023, 11:10

O que é o Novo Ensino Médio e o que muda com a suspensão?

O Novo Ensino Médio é uma reforma na educação brasileira construída em 2017 durante o governo golpista de Michel Temer e implantada no “desgoverno” de Bolsonaro. Nesse modelo, há um aumento de 600 horas anuais na carga horária dos estudantes, entretanto o N.E.M. tem como sua principal mudança a implementação de itinerários formativos, estes que substituem parcialmente ou integralmente matérias como: artes, história, geografia, filosofia e sociologia, que são importantes para a formação crítica e social dos estudantes.

Ao adicionar essas novas matérias, chamadas de “eletivas”, que em teoria os estudantes poderiam escolher — algo que não acontece em várias escolas por falta de suporte e estrutura pedagógica — e são ofertadas matérias como: “fazer brigadeiro”, “como fazer seu dinheiro trabalhar por você”, e etc. Promete-se que o estudante teria controle do que estudar, mas, a realidade de muitas escolas são esses “tampões” de grade curricular. De maneira que, essa reforma continua a perpetuar a precarização e elitização do ensino público brasileiro.

Contudo, na última terça-feira (03/04), o atual ministro da educação, Camilo Santana, anunciou a suspensão por 60 dias do cronograma do Novo Ensino Médio. Apesar disso, essa suspensão vem em um caráter de suspender as normas que determinavam a modificação das avaliações como ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) em 2024 – que, até então, se adaptariam ao Novo Ensino Médio – e também a compra e distribuição dos livros didáticos a escolas públicas.

Porque devemos ficar de olhos abertos com essa suspensão

Suspensão não é revogação! O governo Lula desde o seu início se mostrou contra a revogação do Novo Ensino Médio e com o objetivo de fazer uma reforma em cima da reforma, exemplo esse que se mostra com a pesquisa dentro do Novo Ensino Médio aprovado por meio de portaria pelo MEC (Ministério da Educação).

Nós entendemos que suspender ainda é pouco, queremos a revogação! Nós, enquanto defensores da educação, precisamos lutar pela revogação total desta reforma que precariza o ensino.

A suspensão da implementação do N.E.M, feita pelo MEC, é uma ação sem resultados concretos e práticos, e infelizmente pode cair a qualquer momento, ainda mais com a pressão do industriado. Dessa forma, nossa luta deve ser pela revogação total. Através dela arrancaremos o mal pela raiz e poderemos repensar uma educação que de fato represente os estudantes e o seu projeto de vida.

Mobilizar para revogar – 19 de abril é aula nas ruas

“Seria uma atitude muito ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que permitisse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de forma crítica”, apontou Paulo Freire em “A Pedagogia da Igualdade”.

Por isso, devemos continuar nas ruas e nos mobilizando pela revogação total e imediata da reforma do Novo Ensino Médio, que principalmente dentro das escolas públicas, tem se provado incapaz de formar cidadãos com pensamento crítico, assim atendendo os interesses de uma burguesia elitista que se vê ameaçada com um projeto de educação emancipatória!

Então, nos dias 19 de abril vamos construir grandes mobilizações nas ruas e no dia 26 de abril vamos nos juntar os professores para construir uma grande greve entre alunos e professores nas ruas de todo o Brasil, pedindo a revogação do Novo Ensino Médio e a construção de uma educação emancipadora e libertadora para os estudantes secundaristas.

Organize o seu comitê pela revogação do novo ensino médio

Precisamos estar organizados para essa luta, carregando o legado de Edson Luís (estudante secundarista morto durante a ditadura militar, lutava por uma educação de qualidade), por isso convidamos todos os estudantes secundaristas do Brasil a estarem se organizando por meio de Comitês pela revogação, em parceria com o movimento Juntos! dentro das escolas, nas praças, nas cidades e nos estados, juntos vamos revogar esse Novo Ensino Médio e construir uma educação de qualidade. ACESSE AQUI E INSCREVA SUA ESCOLA COMO UM COMITÊ!

AINDA É POUCO, QUEREMOS É MAIS! POR EDSON LUÍS, A REVOGAÇÃO DEVE SER IMEDIATA! PELA REVOGAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO!


Últimas notícias