Juntos! reúne centenas de jovens em Acampamento do Sudeste e aprova a Carta de Maricá
IMG-20240317-WA0033

Juntos! reúne centenas de jovens em Acampamento do Sudeste e aprova a Carta de Maricá

A juventude do Sudeste se reuniu em Maricá neste fim de semana para debater as lutas do presente e do futuro!

No dia 17 de março, ativistas de todo Sudeste se encontraram na cidade de Maricá para debater os rumos da luta da juventude e o papel do Juntos! nesse ano de 2024. A carta a seguir foi aprovada de forma consensual:

Carta de Maricá

Não temos mais tempo para esperar. Enquanto a extrema direita ocupa as ruas e a crise climática destrói o planeta, precisamos dar respostas. Está na hora de estar com aqueles que lutam: com os servidores que fazem greve nas suas universidades, com os estudantes secundaristas que se indignam pela falta de merenda.

Está na hora de ir além. Não aceitar só o pouco que dizem que nos é dado. É hora de defender que nem a fome nem os bilionários deveriam existir! Dizer que o arcabouço fiscal, o déficit zero, a institucionalização do trabalho precário, os cortes nas universidades não são parte do projeto que defendemos que pode derrotar o reacionarismo no Brasil.

Está na hora da disputa. De mobilizar e, quando for preciso, lutar para mobilizar. Não somos aqueles que achamos que as ruas são melhores vazias. Viemos de Junho de 2013 e agora, em 2024, achamos que a saída é voltar a ocupar elas. Estaremos na luta antifascista no 23 de março e 1 de abril e junto com as greves por mais direitos onde quer que sejam.

É o momento de se organizar contra o que não toleramos! Estivemos na linha de frente das lutas contra as privatizações de Zema, Tarcísio e Claudio Castro. Temos o dever de seguir de frente contra o genocídio da juventude negra, na Baixada Santista e Fluminense. Seremos referência na luta contra o desmonte ambiental seja em Minas Gerais ou no Espírito Santo: vamos ser aqueles que não terão medo de chamar a mobilização como saída real para nossos problemas.

Hoje dizemos que o futuro não espera. A crise climática precisa de respostas imediatas! Assim como é urgente barrar um Novo Ensino Médio que nos nega o direito ao próprio futuro.

É tempo de criar um polo de esquerda no Brasil, que utilize todas brechas para construir uma alternativa. Que saiba usar as eleições para apresentar nossa política, mas que também entenda que só a luta cotidiana muda a vida.

Está na hora de afirmar quem somos! Um movimento ecossocialista, antirracista e que deve e vai se meter em qualquer luta onde tenha uma pessoa indignada. Um espaço para organizar sua indignação.

E é hora de dizer o que queremos: prisão para Bolsonaro, nenhum trabalho sem direitos, Palestina Livre, uma educação libertadora e uma nova esquerda no Brasil e no mundo.

Mais que isso, é hora de conquistar mais estudantes, jovens trabalhadores e ativistas para o nosso lado. É hora de não ter medo de dizer quem somos com todas palavra. Somos o Juntos!

Movimento Juntos!, 17 de março de 2024, Maricá, Rio de Janeiro.


Últimas notícias