Semana Edson Luís: A nossa coragem é o medo deles
Convocatória de construção da Semana Edson Luís de 26/03 a 01/04, com várias atividades espalhadas pelo Brasil!
Dia 28 de março de 1968 tomba Edson Luís no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. Jovem, migrante do Pará, secundarista, como muitos de nós. Foi o primeiro estudante a ser morto durante um protesto, às vésperas da promulgação do AI-5. Sua morte foi o gatilho de uma das maiores marchas contra a ditadura. Quando foi baleado, Edson Luís multiplicou-se por cem mil que se insurgiram contra o regime opressor. Este ano completará 50 anos do golpe militar que instaurou a Ditadura Civil-Militar no Brasil e essa data não vem num ano qualquer. 2014 é o ano da Copa do Mundo, evento que não só escancara prioridades orçamentárias absurdas, onde saúde e educação passam longe, mas revela também um projeto de Governo onde segurança é sinônimo de repressão e manifestação vira “desordem pública”.
As manifestações de Junho do ano passado mostraram a necessidade de tomarmos a política nas mãos e levá-la para as ruas, e que o jeito dos velhos partidos de conduzirem o país não responde mais aos anseios do conjunto da população. Por isso é cada dia mais necessária uma Reforma Política que vire essa lógica do avesso e rompa o monopólio dos partidos no exercício da política. Porém, enquanto isso a presidenta Dilma quer baixar um AI-5 padrão FIFA, a Lei Antiterrorismo que tramita no Congresso – que na verdade é uma lei anti-protesto para tentar calar os milhares de brasileiros que levantam a voz contra as contradições da Copa.
É por tudo isso que do dia 26 de março ao dia 1 de abril o Juntos! construirá a semana Edson Luís, não só para relembrar o quão devastadora foi a ditadura e que não deve se repetir nunca mais mas também discutir e combater os seus resquícios. Somos todos Edson Luís quando lutamos para criar grêmios em escolas onde a direção tenta nos impedir, quando lutamos por melhorias nas condições de trabalho como fazem agora os garis de Niterói, inspirados pelos garis do Rio e como fizeram os rodoviários de Porto Alegre. Somos todos Edson Luís quando contagiamos nossos colegas com a coragem que nos leva a ação. Temos todos de ser cada um de nós uma frente de batalha, pois a nossa coragem é o medo deles!
Venha construir conosco a Semana Edson Luís! De 26/03 a 01/04 se você quiser realizar um debate sobre a Ditadura e os 50 anos do Golpe Militar, uma roda de conversa sobre os problemas de falta de democracia e estrutura na sua escola, uma oficina de stêncil e grafite na praça, um protesto na sua escola, bairro, cursinho, universidade ou cidade entre em contato conosco. O Juntos! está organizando uma série de atividades como essas por várias cidades no Brasil todo, você pode se somar ou nós podemos ajudar você e seus colegas a organizar e divulgar suas iniciativas!
Confira aqui o Calendário Nacional da Semana Edson Luís. Não deixe de participar!