Vamos Juntxs ocupar a Parada LGBT de Natal!
Ocupar a Parada LGBT é fundamental não só para comemorar o direito de sermos e amarmos quem quisermos, mas também trazer para o centro do evento e colocar em discussão o fato do RN ser o terceiro estado do país mais perigoso para homossexuais!
Juntxs LGBT – RN
Diante das necessidades surgidas ao longo do tempo, tem avançado no último período as pautas que envolvem mais direitos para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em todo o país. Dois acontecimentos recentes foram responsáveis por uma maior politização e mobilização entorno do debate sobre questões de gênero e diversidade sexual: as Jornadas de Junho e as eleições de 2014.
As manifestações de junho de 2013 cumpriram um papel fundamental para auto-organização dos mais diversos movimentos sociais e um novo método de se fazer política que envolve ocupar espaços, questionar o poder público e de que é nosso o protagonismo para construção de uma sociedade mais igualitária e solidária. Outro recente processo que teve como umas das discussões centrais as demandas do movimento LGBT, foi às eleições presidenciais de 2014, especialmente a candidatura de Luciana Genro. Ao trazer pela primeira vez aos debates televisivos a pauta LGBT, a defesa por mais direitos e o combate a HomoLesboTransfobia, Luciana fez uma campanha fundamental para seguirmos avançando por mais conquistas da população LGBT.
Organizar e ocupar espaços políticos são tarefas essenciais para manutenção do debate LGBT na sociedade. Nessa perspectiva o Juntos RN convidam a todxs para participarem de nossa intervenção na Parada do Orgulho LGBT de Natal. Ocupar a Parada LGBT é fundamental não só para comemorar o direito de sermos e amarmos quem quisermos, mas também trazer para o centro do evento e colocar em discussão o fato do RN ser o terceiro estado do país mais perigoso para homossexuais [1], o crescimento de 70% em assassinatos, incluindo travestis e transexuais [2]. Além de defender a instalação de processos de investigação sobre todos esses casos e cobrar maior políticas públicas para as LGBT’s, como a consolidação de políticas de proteção, ampliação dos serviços de saúde integral a estre grupo e o direito à alteração do nome civil sem que haja necessidade de laudo psicológico e pronunciamento judicial.
Acreditamos que uma sociedade livre das opressões, construída em laços de fraternidade e respeito entre todas as pessoas só será possível a partir de nossa participação e mobilização política.
Por isso no dia 14 de dezembro, às 15h na Praia dos Artistas, vamos Juntxs:
– Pela criminalização da homofobia e transfobia.
– Pelo direito a adoção de filhos por casais homoafetivos.
– Pelo direito ao nome social: aprovação da Lei João Nery Já!
– Por mais visibilidade lésbica e trans no movimento LGBT.
Fontes: [1] http://www.defato.com/noticias/32435/rn-a-o-3a-estado-do-paa-s-mais-perigoso-para-homossexuais-aponta-pesquisa
[2] http://www.novojornal.jor.br/noticiais/cidades/4162