13J: Juventude na rua contra a Copa e por vacina!
Manifestação contra a Copa América no Maracanã

13J: Juventude na rua contra a Copa e por vacina!

No dia da estreia da Copa América do Brasil, o Juntos se somou às mobilizações contra o megaevento que acontece em meio a uma pandemia que já vitimou quase 500 mil mortos.

13 jun 2021, 20:32

No dia 13 de julho, a Copa América estreou no Brasil, depois de ter sido recusada por uma série de países do continente. Originalmente programada para acontecer na Colômbia, os fortes protestos contra o ajuste neoliberal do governo Duque tiraram o megaevento do país, que depois foi recusado pela Argentina por contas dos riscos de realizá-lo durante a pandemia.

O presidente genocida Bolsonaro, depois de recusar mais de 80 vezes a oferta de vacinas da Pfizer, aceitou o convite da CONMEBOL para a realização do torneio no Brasil em menos de 30 minutos. Essa foi apenas mais uma demonstração do desprezo completo do governo federal pela vida dos brasileiros, somada ao atraso na compra de vacinas, à promoção de remédios sem eficácia, e ao corte no auxílio emergencial, condenando milhões de brasileiros à fome.

Após fortes manifestações no dia 29 de maio por todo o Brasil, quando centenas de milhares foram às ruas para dar um basta à política de morte do governo, a juventude continua se mobilizando para derrubar Bolsonaro. Rumo a um forte 19J, onde fortes mobilizações vão varrer o Brasil, o dia 13 também foi um dia de luta para marcar a revolta com a realização da Copa no Brasil. O Juntos se somou às intervenções que aconteceram em várias cidades!

Em Curitiba, fomos linha de frente, em conjunto com o coletivo Juntas e a Rede Emancipa, da mobilização contra a Copa e pela vacina:

Belo Horizonte também foi palco das nossas mobilizações. Fizemos uma partida de futebol contra o verdadeiro adversário do Brasil em 2021: o genocida Bolsonaro!

No Rio de Janeiro, estivemos à frente do Maracanã, entregando ao presidente Bolsonaro o troféu Genocida por todo o seu esforço em condenar a morte quase 500 mil brasileiros:

Em São Paulo, fizemos faixaços em avenidas e rodovias de grande trânsito em cidades do interior. Em Campinas e em Taubaté, mostramos a nossa luta!

E em São Paulo capital, fizemos uma intervenção artística onde também entregamos a Bolsonaro a faixa de Genocida Oficial do Brasil:

O dia não podia terminar sem marcar presença no palco do jogo de estreia da Copa América, que aconteceu no Mané Garrincha em Brasília. Lá, fizemos uma intervenção onde Bolsonaro fez uma “coletiva de imprensa” informando a todos os presentes das suas intenções de aumentar ainda mais as mortes no Brasil, e impedir a vacinação. Marcamos o dia com faixas e intervenções visuais também:

O dia de hoje foi uma demonstração da disposição de luta da juventude para construir um forte 19J no próximo sábado. Não sairemos das ruas até Bolsonaro cair pelas mãos do povo, em defesa da vacina e da vida dos brasileiros! Dia 19 vai ser maior!

Últimas notícias