Aumento da tarifa de ônibus em Belém é roubo!
CA1A16EC-C7CB-4586-B929-1BF727413E6A

Aumento da tarifa de ônibus em Belém é roubo!

O Coletivo Juntos! acredita ser um absurdo o aumento da passagem de ônibus para R$4,87 solicitada pelo Sindicato das empresas de passageiros de Belém (Setransbel). Essa é descaradamente uma tentativa de lucro em cima da população, em um cenário que em que quase mais de 14 milhões de pessoas se encontram desempregadas e o país […]

Juntos Belém 22 set 2021, 21:48

O Coletivo Juntos! acredita ser um absurdo o aumento da passagem de ônibus para R$4,87 solicitada pelo Sindicato das empresas de passageiros de Belém (Setransbel). Essa é descaradamente uma tentativa de lucro em cima da população, em um cenário que em que quase mais de 14 milhões de pessoas se encontram desempregadas e o país “comemorando” uma inflação que chega em 10%. É repudiável a tentativa por parte dos empresários de explorar cada vez mais os que dependem do transporte urbano de Belém.

Em 2019, houve reajuste de 9,09% na tarifa e longas promessas de melhoras no transporte público, mas a realidade que temos é totalmente diferente, observamos mais sucateamento de linhas, veículos em condições deploráveis, que não oferecem nem um mínimo de conforto ou segurança para cerca de 750 mil pessoas que utilizam essa locomoção em Belém. Essa semana houve um episódio de um ônibus da linha Canudos perder uma de suas rodas frontais durante o trajeto.

É inaceitável que a proposta siga sem resistência e enfrentamento por parte dos vereadores, da prefeitura de Belém e principalmente pela população que hoje é a única financiadora do transporte urbano.

Belém precisa avançar em suas pautas, não é momento de aprovar o aumento da tarifa de ônibus, precisamos da garantia do passe livre para estudantes, uma pauta histórica para a juventude que tem o transporte público como único meio de locomoção para suas escolas, faculdades e trabalho!

Iremos reagir e enfrentar com a força do movimento de juventude da cidade, pois nem um retrocesso vai passar e as ruas são nosso principal palco de luta. Menos lucros aos empresários, mais direitos ao povo!


Últimas notícias