Avança a luta para a conquista de um Transporte Justo em São Carlos

26/jun/2013, 00h42

Dante Peixoto*

foto1

Segundo Ato do Movimento Transporte Justo, com mais de 20 mil pessoas

Hoje mais de duas mil pessoas tomaram as ruas de São Carlos e obtiveram suas primeiras vitórias concretas. O Movimento Transporte Justo, que o Juntos! constrói com bastante empenho desde seu início, em 2011, convocou a passeata para pressionar a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.

Este ato veio logo após a maior e mais vitoriosa passeata da história recente da cidade, onde mais de 20 mil pessoas foram às ruas na última quinta-feira para dizer um basta a esse sistema de transporte precário e vergonhoso.

Com a coesão de todos e a luta que não para de crescer, os vereadores foram praticamente encurralados e sacramentaram a redução da passagem de 2,75 para 2,65. Uma primeira vitória indiscutível para todos os que se manifestaram e, sobretudo, que dependem do sistema de ônibus na cidade.

foto3

Terceiro Ato do Movimento, ocorrido nesta terça-feira, 25/6

Além disso, depois de uma pressão incansável do movimento, que enfrentou chuva, truculência de guardas e a cara de pau dos legisladores, os “nobres vereadores” aprovaram por “unanimidade” uma moção de apoio ao movimento, solicitando ao prefeito da cidade que negocie com o movimento uma diminuição ainda maior da tarifa e que se abra o diálogo a respeito do modelo de transporte que a cidade terá no futuro próximo.

Foi conquistada também uma audiência pública, que será um primeiro momento para que o movimento possa, depois de muito tempo de luta, começar a abrir a caixa preta que é o sistema de transportes na cidade.

Não bastassem as medidas vitoriosas votadas na câmara debaixo de muita palavra de ordem, o movimento seguirá firme em São Carlos. Mesmo depois de mais de 5 horas de marcha, vigília, tensão e muita luta, todos ainda querem e vão continuar.

 

foto2

Terceiro Ato do Movimento, ocorrido nesta terça-feira, 25/6

Sabemos que é possível conseguir mais e que, muito embora seja uma vitória, essa redução das tarifas ainda não está nem perto do que podemos conseguir, tanto em termos do valor, quanto em termos da forma como foi feita a redução, que, pelo menos num primeiro momento, sairá de mais subsídio da prefeitura à empresa de ônibus, o que o movimento não defende.

Afinal, é a hora do prefeito dizer de qual lado está, ou vai tirar do bolso do povo ou do bolso gordo da empresa de ônibus. O povo está unido e firme porque não quer mais ser ultrajado nesse serviço público e nem pagar a conta da incompetência do sistema privado.

Temos certeza que é possível vencer na luta contra as máfias dos transportes e chegar a um sistema municipal, com controle social e tarifa zero para toda a cidade.

Ainda essa semana o movimento terá uma Plenária-Ato na Quinta-Feira, na Praça dos Pombos, às 17:30 e, na quarta-feira que vem, 3/7, teremos um novo e grande ato às 17h.

foto4

O Juntos seguirá firme até a vitória!

O Juntos! segue empenhado em ampliar a luta, aprofundar os debates e que o movimento siga organizado de modo radicalmente democrático, aberto a todos da cidade. Estamos empenhados porque sabemos que a política das praças, do povo unido e organizado é a única que pode fazer virar realidade a cidade e o mundo que desejamos. Por isso, estamos certos: vamos até a vitória!

Dante Peixoto, 26, do Juntos! São Carlos