Grécia: brilhante sucesso da Plataforma da Esquerda de Syriza na reunião do Comitê Central
syriza

Grécia: brilhante sucesso da Plataforma da Esquerda de Syriza na reunião do Comitê Central

Informe da última reunião do Comitê Central de SYRIZA, por Stathis Kouvelakis, dirigente do grupo partidário “Plataforma de Esquerda”

Stathis Kouvelakis 2 mar 2015, 20:11

Stathis Kouvelakis

A emenda (veja o texto completo abaixo) apresentada pela Plataforma Esquerda rejeitando o acordo com o Eurogrupo e a “lista de reformas” enviada pelo governo obteve 41% dos votos, com 55% contrários e 4 % de abstenções e votos brancos (a votação foi: 68 a favor, 92 contra, 6 abstenções / votos brancos). A Plataforma estendeu agora significativamente sua influência, incorporando os votos estratégicos dos maoístas do KOE e o grupo em torno (do agora ex) líder do departamento de Economia do partido, John Milios.
Toda a mídia relata que o partido está agora claramente dividido sobre a linha adotada até agora pelo governo e que o comitê-central “emitiu um alerta ao governo”, para citar o artigo do principal jornal pró-sistema To Vima.
Na mesma linha, o novo secretário do partido, Tassos Koronakis, foi eleito por uma maioria estreita (102 de 199), com o candidato da Plataforma de Esquerda, Alekos Kalyvis, conseguindo 64 votos, um candidato independente 1 voto, e com 32 membros do Comitê Central se abstendo.
Na votação para os novos 11 integrantes do secretariado político, a lista do bloco majoritário obteve 110 votos (6 assentos), a Plataforma de Esquerda (4 assentos), os maoístas (KOE) 21 votos (1 assento), um lista independente 2 votos (0 assento), + 3 abstenções.
A conclusão é bastante simples: o debate crucial sobre a estratégia futura está agora completamente aberto e a Esquerda do Partido está em uma posição muito forte para levar adiante sua estratégia em favor de uma abordagem alternativa e um “plano B”.
O texto completo da emenda apresentada pela Plataforma de Esquerda
“Nós expressemos nossa desaprovação com o compromisso e com a lista de reformas combinados com o Eurogrupo.
Ambos os textos representam um compromisso indesejável para nosso país e avançam em direções e orientações internas que, em seus pontos essenciais, se afastam ou estão em pleno contraste com os acordos programático de SYRIZA.
No futuro imediato, SYRIZA, apesar dos acordos com o Eurogrupo, deve tomar a iniciativa de implementar constantemente e como uma questão de prioridade seus compromissos e o conteúdo de sua declaração programática de governo.
Para percorrer este caminho, nós temos que confiar nas lutas populares e dos trabalhadores, contribuir para sua revitalização e para a expansão contínua do apoio popular  a fim de resistir a qualquer forma de chantagem, e promover a perspectiva de  um plano alternativo, incentivando a completa realização de nossos objetivos radicais.
A conclusão principal dos últimos desenvolvimentos é a necessidade, a qual é de importância decisiva para o curso que seguiremos, de que as decisões devam ser tomadas após uma discussão nas instâncias diretivas do partido, as quais têm, em conjunto com o partido e os órganismos do Partido, que atualizar sua função e jogar uma papel de liderança no novo curso progressivo do nosso país”.
Stathis Kouvelakis é um filósofo grego e dirigente do setor “Plataforma de Esquerda” existente dentro de SYRIZA, partido de cujo Comitê Central é membro
 
 Tradução para o português: Charles Rosa
 
 

Últimas notícias