A rebelião paraguaia mostra o caminho!
Apoiamos os paraguaios na sua luta contra o presidente e em defesa da vida.
O Paraguai foi tomado ontem (05/03) por milhares de dezenas de manifestantes. Em uma demonstração de força, o povo paraguaio iniciou uma jornada de mobilizações pedindo a renúncia do presidente Mario Abdo Benítez, do partido Colorado (ANR). Seu governo, assim como o brasileiro, tem sido criticado pela desorganização completa do sistema de saúde em meio a pandemia, fazendo com que se lotassem os leitos de UTIs pelo país, além de não conseguir garantir a vacinação de mais de 0,1% da população.
Enquanto os ricos do país são atendidos em clínicas particulares, a classe trabalhadora sofre com a crise no sistema público, com falta de recursos e infraestrutura para lidar com a crise. O país até agora só recebeu 4.000 doses do imunizante e não tem previsão para novos lotes.
As manifestações, que já garantiram a renúncia do então ministro de Saúde, já extrapolam a crítica somente à má gestão nessa área. O movimento estudantil, que se organizou também contra a precarização das escolas técnicas, demonstrou a pluralidade das mobilizações que se encontram na demanda pela saída imediata do presidente.
Nessa manhã, Mario Abdo convocou todos ministros para que entregassem seus cargos, mas demonstrou que não tinha pretensão de renunciar. Apoiamos os paraguaios na sua luta contra o presidente e em defesa da vida. A rebelião paraguaia tem que mostrar o caminho para os brasileiros. Bolsonaro que tem sido responsável por quase 2000 mortes diárias não pode seguir gerenciando um genocídio! Toda solidariedade ao povo paraguaio! Fora Mario Abdo Benítez no Paraguai e Fora Bolsonaro no Brasil!