Ação do Juntos Campinas protesta contra o PL 490 e o marco temporal
Manifestação em Campinas contra o PL 490

Ação do Juntos Campinas protesta contra o PL 490 e o marco temporal

No interior de São Paulo, o Juntos, em parceria com lideranças indígenas, marcou a semana com mobilização em defesa da demarcação de terras para os povos originários

Juntos Campinas 29 jun 2021, 14:09

Na segunda-feira (29/06), o coletivo Juntos realizou em Campinas (SP), junto com lideranças indígenas da região, um ato simbólico no centro da cidade contra a política genocida, corrupta e ecocida do governo Bolsonaro, que planeja aprovar nessa semana o PL 490. Esse PL visa, na prática, acabar com a demarcação das terras indígenas no Brasil, e vem encontrando resistência e mobilização em muitos lugares do Brasil – entre eles, no Largo do Rosário em Campinas.

A ação foi construída também em conjunto com o movimento estudantil da Unicamp, em contato com representações do Coletivo de Acadêmicos Indígenas da universidade. O ato foi o início de uma jornada de lutas nessa semana, que vai incluir um ato na cidade em apoio à manifestação do 30J em Brasília, e também o 3J, dia nacional de lutas contra Bolsonaro. Em um vídeo, militantes do Juntos e do Coletivo indígena colocam a necessidade da mobilização contra esse projeto, que representa um imenso retrocesso nos direitos dos povos originários do Brasil.

O PL 490 é um projeto de autoria do ex-deputado federal Homero Pereira (PR/MT) e é fortemente apoiado pela bancada ruralista. Em 2009 ele foi rejeitado pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHM) que entendeu que, caso aprovado, o projeto iria dificultar ainda mais a demarcação de terras indígenas. Já o chamado Marco Temporal é uma ação no Supremo Tribunal Federal que defende que povos indígenas só podem reivindicar terras onde já estavam no dia 5 de outubro de 1988. Naquele dia, entrou em vigor a Constituição Brasileira.

As manifestações contra o PL já levaram à demissão de Ricardo Salles, o ministro que queria “passar a boiada” sobre o povo. Contudo, o projeto seguiu para Senado, e se aprovado, ele dificultará as demarcações de territórios indígenas, abrindo margem para a explorações de madeireiras e o garimpo ilegal em áreas que hoje são preservadas por diferentes povos em todo o país. A luta indígena soma no enfrentamento ao projeto político genocida de Bolsonaro, e deixa claro que é com a força das ruas que poderemos vencer esse governo nefasto!

As mobilizações em Campinas nos inspiram a construir um forte 30J e um 3J onde coloquemos milhões nas ruas para derrubar de uma vez por todas a política de morte do governo federal. Vamos seguir em luta!


Últimas notícias