Professora Angela Fica!
Nota em solidariedade ao mandato da professora Angela, que tem sido vítima de perseguição pela direita e extrema-direita que querem cassar seu mandato
Hoje, a Câmara de Vereadores de Curitiba votou e instaurou uma comissão para levar adiante o processo de cassação do mandato da Professora Angela, primeira vereadora do PSOL na história da cidade. A direita e a extrema-direita tentam a todo custo sufocar as vozes que enfrentam os interesses dos poderosos no parlamento e nas ruas, denunciando e desmascarando a hipocrisia daqueles que governam contra o povo.
A criminalização do debate sobre a necessidade de outra política de drogas, que coloque fim ao encarceramento em massa e ao genocídio da juventude negra nas periferias, é a tentativa de criminalizar os movimentos sociais. Não é coincidência que um dos autores da denúncia contra a Professora Angela tenha protocolado um projeto de lei inconstitucional para proibir a realização da Marcha da Maconha em Curitiba.
Para além de reafirmar uma lógica de guerra às drogas que é, na verdade, uma guerra aos pobres, a perseguição contra a Professora Angela na câmara de Curitiba faz parte de uma articulação da extrema-direita contra mandatos combativos da esquerda por todo o Brasil, em retaliação ao fechamento de cerco contra Bolsonaro e os golpistas do 08 de janeiro que estão a caminho da cadeia.
O mandato da Professora Angela é uma trincheira de lutas das mulheres, da negritude, das LGBTQIA+, da juventude trabalhadora e da defesa da educação pública. Resistiremos nas ruas e não aceitaremos que tirem de nós os espaços que arduamente ocupamos para lutar por democracia real!
Professora Angela fica!