Por Bruno dos Santos*
Em junho de 2013, as ruas de diversas cidades foram ocupadas por milhares de estudantes e trabalhadores do nosso País, que naquela ocasião indignaram-se com o abusivo valor da passagem de ônibus, com as péssimas condições e a falta de segurança dentro do transporte coletivo. E em Pelotas não foi diferente.
Hoje, 13 de maio de 2014, há quase um ano após estes levantes, os estudantes de cursos técnicos oferecidos pelos programas PRONATEC e SISUTEC, pedem o direito a meia passagem, que lhes é negado. Nos parece, que os grandes empresários e políticos não entenderam o que os quase 20.000 manifestantes pelotenses cobraram naquele momento.
Lembramos que no dia 13 de maio é citado o dia em que Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, lei esta que “libertou” os negros escravizados. Naquela época os escravizados eram transportados em navios negreiros, hoje convivemos com ônibus velhos, superlotados, caros, sem abrigos e com horários escassos. O transporte dos ricos sempre é luxuoso, e o dos que trabalham de fato pela sociedade é o pior possível.
Nós do Juntos Pelotas acompanhamos no dia de hoje a votação, que não ocorreu, na Câmara Municipal de Vereadores, estudantes mobilizados e com cede de vitória ocuparam a conhecida “casa do povo”, ao final de todos os discursos, foi montada uma comissão de estudantes que irá debater com os vereadores a melhor forma para se obter essas conquistas.
O 15 M se aproxima, mas as lutas e mobilizações já começaram a acontecer.
Mais uma vez vimos que a coragem é contagiosa, e a região sul do Rio Grande do Sul entrou nesta onda, e juntos faremos a maré virar em favor da luta dos estudantes e trabalhadores.
*Bruno dos Santos é do Juntos-Pelotas e membro do Grupo de Trabalho Estadual no Rio Grande do Sul.