Por eleições transparentes e sem intervenção na PUC Rio
Nota de entidades e coletivos contra a intervenção na eleição do DCE da PUC Rio
As entidades estudantis e membros da sociedade civil vêm, por meio desta nota, externar a sua preocupação com as presentes eleições de Diretório Central dos e das Estudantes (DCE), Centros e Diretórios Acadêmicos e Associação de Pós-graduação (APG) da PUC-Rio. O processo eleitoral das entidades estudantis de nossa universidade segue sendo um dos únicos no Brasil que atualmente não conta com a participação e organização dos próprios estudantes, sendo gerido pela própria instituição. Acreditamos serem muitos os problemas deste atual modelo de processo eleitoral, que fere a autonomia estudantil e gera insegurança quanto às possibilidades de interferência nos pleitos eleitorais.
As eleições deste ano contaram, ainda, com alguns fatos inéditos impostos pela PUC-Rio, que contribuíram para a exclusão dos estudantes nas decisões do processo. Além de não contar com representantes estudantis eleitos para a comissão eleitoral, pela primeira vez na história da universidade, foi unilateralmente imposta a adoção de um modelo híbrido (com votação online e com um ponto presencial), com duração de quatro dias consecutivos e com uma redução de 50% no período de campanha.
Frente a isso, o Conselho de Centros Acadêmicos da universidade convocou uma reunião, na qual decidiu, por consenso, se posicionar de maneira veementemente contrária às eleições online e a favor da sua realização no formato presencial. Além disso, o Conselho de Centros Acadêmicos deliberou que o processo eleitoral teve curso sem qualquer tipo de consulta aos seus principais interessados, os estudantes. Apesar disso, as instâncias da universidade desconsideraram a decisão de um Conselho que expressa os interesses e representa todo corpo discente. O caráter antidemocrático da decisão põe em xeque tanto o próprio processo eleitoral quanto a possibilidade de novas interferências da instituição nas organizações estudantis, como a próxima gestão do DCE.
A decisão surpreende os estudantes porque se dá sem qualquer contexto. O movimento estudantil travou uma batalha árdua no último período para que os espaços da universidade não tivessem a sua utilização proibida para a construção de atividades dos estudantes. A reitoria, não por acaso, se pronunciou publicamente, em entrevista a um jornal de grande circulação, sobre o movimento estudantil, tecendo comentários que serviram para questionar, com informações inverídicas e imprecisas, a legitimidade das últimas eleições, que elegeram a atual gestão do DCE.
Acreditamos que, sem mudanças objetivas, seguiremos com enorme insegurança no que se refere à legitimidade do atual processo eleitoral, uma vez que as instâncias competentes da PUC-Rio têm se mostrado inflexíveis, não têm sido transparentes com os estudantes e têm se mostrado incapazes de responder às perguntas feitas pelos estudantes. Por essas razões, demandamos que todas chapas inscritas no presente processo eleitoral possam ser incluídas na comissão eleitoral, que obtenhamos uma resposta para o DCE, os CAs, os DAs e a APG sobre como funcionará efetivamente o sistema de votação, e quais as garantias que teremos quanto à confiabilidade do processo: para que não tenhamos votos duplicados, que saibamos quem acessa o sistema e se é possível a alteração de dados. Defendemos que este é um debate fundamental para todo o movimento estudantil, para que tenhamos sempre a nossa autonomia garantida, conquistada a duras penas pelos estudantes após a redemocratização.
O movimento estudantil precisa ser autônomo e dos estudantes! Nunca nada sobre nós sem nós! Não podemos permitir que haja margem para processos sem transparência e sem participação estudantil, seja na PUC-Rio ou em todo o Brasil.
Assinam:
Chapa 11 – Nenhum Passo Atrás da PUC-Rio
UEE/RJ
AMES-RIO
DCE UFRJ
DCE UNIRIO
DCE UFRRJ
DCE UFF
DCE CEFET-RJ
DCE UNISUAM
DCE ESTÁCIO-RJ
DCE UVA-TIJUCA
DCE PUC-RS
DCE UFMG
DCE UNB
DCE UFSM
DCE UFOPA
DCE UFPI
CASS – Centro Academico de Serviço Social Zica de Oliveira da PUC-Rio
CACOS – Centro Acadêmico de Comunicação da PUC-Rio
CANEURO – Centro Acadêmico de Neurociências da PUC-Rio
CAPSI – Centro Acadêmico de Psicologia da PUC-Rio
CRAA – Centro Acadêmico de Design da PUC-Rio
CAHIS – Centro Acadêmico de História da PUC-Rio
DA Vilma Melo – Teatro UNIRIO
DAMÍDIA – Diretório Acadêmico de Estudos de Mídia da UFF
DACIA – Diretório Acadêmico de Ciência Ambiental da UFF
CA Maria Célia – Ciências Sociais UFRJ
CA Haddock Lobo – UERJ
CA de Ciências Sociais – UERJ
DAIN UFOPA – Diretório Acadêmico Indígena
DAFACE – UFMG
DAFAFICH – UFMG
CECD UFOPA – Coletivo de Estudantes com Deficiência
CAD BORARI – Centro Acadêmico de Direito UFOPA
CABIOTEC – Centro Acadêmico de Biotecnologia UFOPA
Movimento Juntos!
Movimento Correnteza
RUA
Afronte!
Coletivo Luta
UJC